- Área: 219 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Bextel, Cemex, Comex, Estrublock, Evoke the Spirit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Sayulita, uma conhecida cidade de surfistas na costa oeste do México, o projeto foi desenvolvido frente à praia e se mistura sutilmente com a topografia irregular da parte superior do terreno para aproveitar as incríveis vistas sobre o Oceano Pacífico.
Integrando cuidadosamente a arquitetura com a tranquilidade da vegetação tropical e selvagem, a Casa LT foi projetada ao redor de palmeiras, amendoeiras, monsteras, parreiras e demais vegetações tropicais existentes no edifício, que junto com a topografia acidentada do local, garantem a todo momento vistas francas ao Oceano Pacífico em qualquer espaço, tanto interno, quanto externo.
Composto por três casas pequenas localizadas sobre a montanha, o complexo original que foi construído na década de 1950, sofria um alto grau de deterioração devido à umidade e ao pouco uso, motivos pelos quais MAIN OFFICE concentrou seus esforços primeiramente na restauração e preservação das edificações existentes, para posteriormente projetar a nova residência principal de 115 m2 e uma casa de hóspedes de 50 m2 situada em frente à praia, na parte mais baixa da propriedade.
É por isso que o escritório conectou os diversos níveis de projeto por meio de uma série de plataformas de concreto que se adaptam à topografia, junto com os caminhos e jardins externos vibrantes, onde a fronteira entre interior e exterior se dissolve. A casa principal conta com uma cozinha, uma sala aberta para o exterior, que se mistura com a área da piscina panorâmica, um quarto que conta com uma banheira de concreto polido feita in loco, além de uma varanda com vista para o mar.
Tanto os materiais, como o sistema construtivo são locais. Blocos de cimento revestido foram utilizados para as paredes, enquanto os pisos e os móveis fixos foram feitos em cimento para ressaltar sua qualidade arquitetônica. Os móveis internos, closets e caixilhos das janelas foram feitos de Parota, uma madeira da região que possui um alto grau de resistência a umidade e a contínua e direta exposição ao sol.